Os impactos do aumento do piso salarial dos professores nos Estados e Municípios serão debatidos durante audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 19 de maio. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai acompanhar o debate, uma vez que tem alertado para a inviabilidade do modelo do reajuste. 

A audiência marcada para as 14h30, no plenário 10, foi proposta pelos deputados Moses Rodrigues (PPS-CE) e Arnaldo Jordy (PPS-PA), que apontam relatos de dificuldades dos Estados para cumprir o novo piso salarial dos professores. No início deste ano, o valor aumentou de R$ 1.697 para R$ 1.917,78 – um reajuste de 13,01%. 

De acordo com a CNM, o aumento tem sido praticado acima da inflação, e isso representa custo maior com a folha e menos investimentos em reformas e infraestrutura das escolas. Já, aUnião Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) defende maior participação da União nos gastos dos entes federativos com Educação. 

A Lei 11.738/2008 estabelece que a correção do piso seja feita a partir da variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Fonte: CNM



Atendimento / Serviço Informação ao Cidadão

Endereco

Rua Luiz Inácio dos Santos, 91 Centro - 55.375-000 - Calçado/PE

Horario de Atendimento

Atendimento ao público
Segunda a Sexta-feira | 7h às 13h

contato@calcado.pe.leg.br

Telefone

Fone/Fax : (87) 3793.1128

Logo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support